27 abril 2006

[NEWS] E por falar em Lost...

Ter criado a série de TV Lost, que virou uma verdadeira epidemia mundial, está rendendo pano pras mangas de Jeffrey Jacob Abrams, ou J.J. Abrams pros mais chegados.

O rapaz, além de ter dirigido Missão Impossível 3, que estréia próximo dia 5, vai dirigir e co-roteirizar o 11o filme de Jornada nas Estrelas. Sinceramente, não sei se fico feliz pela série ou com pena pelo J.J.

Mas o parágrafo acima foi só uma desculpa pra falar de Lost aqui no blog. ;-) Com tão pouco tempo pra ir ao cinema (e até pra dar um pulinho na locadora), é o que sobrou de (muito) bom pra se ver.

Você sabia que a atriz Michelle Rodriguez que faz a Ana-Lucia-policial-doida-que-precisa-levar-uns-tabefes-em-Lost é revoltadinha daquele jeito também fora das telas? Eis que a garota foi pega dirigindo embriagada entre uma cena e outra e preferiu ficar cinco dias presa ao invés de cumprir 240 horas de serviços comunitários. Cá entre nós, 5 dias à toa é bem melhor que 10 trabalhando, né? E a esperta esquentadinha ainda levou sua colega de elenco Cynthia Watroz (a loira aguada Libby), que também dirigia bêbada, pra trocar figurinhas atrás das grades.

***

Ainda em Lost, seguindo os passos do casal Charlie (Dominic Monaghan), ex-hobbit, atual roqueiro viciado em heroína, e Evangeline Lilly, a gatona Kate (sim, eles são um casal!), a recém-morta Shannon (Magguie Grace) tem sido vista aos beijos e amassos com o morto-na-temporada-passada Boone (Ian Somerhalder). Praticamente uma Ilha da Fantasia.

***

E pra fechar, já foi anunciado o lançamento do jogo online interativo Lost Experience. O bacana é que as pistas pra desvendar os mistérios do jogo só serão mostradas durante a terceira temporada da série, pela TV. Ou seja, você vê o episódio e corre pro computador pra avançar mais um pouco no jogo!

E as tais pistas serão diferentes de um continente para outro pra que os fãs precisem trocar informações para decifrar os enigmas. É a interativide que Matrix inaugurou com o jogo Enter the Matrix chegando nas séries de televisão.


Valeu, J.J. Nosso tempo livre agradece.

24 abril 2006

[NEWS] Pra desvendar o código

A epidemia chamada O Código da Vinci está de volta. Lembra quando na praia, no metrô, no ônibus, por onde quer que se olhasse, lá estava a capa vermelha com a Monalisa sorrindo como quem diz "engole essa, Harry Potter"? Pois é, antes mesmo de a gente poder conferir se o filme que traz Tom Hanks de chapinha japonesa está com aquela mesma bola toda, a campanha de marketing de lançamento já vem fazendo bonito ao se pegar mais ao lado quebra-cabeça do livro.

A começar pelo trailer, aparentemente bem comunzinho. Mas se você prestar atenção nos detalhes (e isso quer dizer que você precisa assistí-lo literalmente quadro-a-quadro) vai encontrar símbolos escondidos, frases soltas no meio das imagens, e letras calculadamente mais destacadas que as outras no meio de alguns textos. Nada disso é por acaso. Cada um destes elementos são pistas importantes de um grande jogo.

E é aí que entra a empresa que vem dominando o mundo. Tão esperto como Robert Langdon, o Google lançou semana passada um desafio: "The Da Vinci Quest on Google".

O lance é solucionar um quebra-cabeça por dia e responder a uma pergunta sobre algum elemento que é discutido no livro. Os primeiros que resolverem os 24 desafios da primeira etapa em menor tempo receberão em casa uma réplica de um Cryptex (uma espécie de tubo-quebra-cabeça que guarda uma informação valiosa dentro). Dentro dele está um pergaminho com instruções de como acessar online a última etapa, em que os finalistas terão 24 horas pra resolver um enigma complicadíssimo. Quem resolver primeiro leva o prêmio: uma viagem com tudo pago e com direito a 3 acompanhantes para Roma, Paris, Londres e Nova York.

Agora é só torcer pra que tanto oba-oba em torno do lançamento desse filme não seja pra disfarçar uma verdadeira bomba cinematográfica.

17 abril 2006

[CINE] O Ataque dos Clones

Alguém reparou na constrangedora semelhança entre Madagascar da Dreamworks e o recém-lançado Selvagem (The Wild) da Disney? Será que quando foram lançar o "novo" filme de animação sobre uma cambada de animais do zoológico que foge rumo à floresta, ninguém parou pra pensar "peraí, essa história já foi contada antes"? E o antes nem é tão antes assim. Madagascar acabou de sair em DVD.

Se os filmes de animação não demorassem tanto tempo pra ficarem prontos, poderíamos pensar que esse fenômeno é devido a simples cópia lavada de idéias com uma boa dose de cara de pau, mas não é a primeira vez que acontece.

Lembra de Formiguinhaz que teve Vida de Inseto em seu rastro? E O Espanta Tubarões na cauda de Procurando Nemo? Os estúdios de animação estão mais pra comissão de formatura procurando o tema do baile, do tipo: "Este ano é sobre insetos, no ano que vem sobre o fundo do mar e no seguinte sobre a savana". Criatividade aí passou longe.

E a Dreamworks já está pronta pra dar a largada em seu novo filme Cars (da Pixar), que estréia ainda este ano. Será que temos que nos preparar pra algo como Calhambeques da Disney em algum futuro próximo?

12 abril 2006

[CINE] Fragilidade anunciada

Em meio aos atentados de 11 de setembro, enquanto via ao vivo, pela TV, as torres caindo, confesso que não pude deixar de pensar em duas hipóteses. A primeira foi que o mundo entraria numa terceira guerra que devastaria tudo de uma vez por todas. E a segunda foi: "Quanto tempo vai demorar pra transformarem essa tragédia em filme?"

Bem, felizmente a segunda que vingou. Nos cinemas dos EUA já se pode assistir ao trailer de United 93, de Paul Greengrass (o diretor de A Supremacia Bourne e Domingo Sangrento). O longa tem como principal foco o terceiro e (desculpe o trocadilho) menos bombante atentado daquele dia. Com o World Trade Center desmoronando e o Pentágono perdendo um dos lados, não sobrou muito espaço na mídia pra dissecar aquele que teria como alvo o Congresso ou a Casa Branca, mas que por uma suposta revolta dos passageiros, o avião acabou caindo num campo da Pensilvânia matando os 44 ocupantes. O trailer você vê clicando aqui.

A expectativa quanto a aceitação do público é grande. Pra um povo acostumado a sobreviver a ataques alienígenas e quedas de meteoros gigantes, uma história real que aconteceu há tão pouco tempo ainda lembra o quanto os EUA são vulneráveis. E isso não é uma coisa lá muito bacana de ser constantemente lembrada.

Essa Coca-Cola toda
Hoje é o último dia de votação da primeira etapa do concurso Coke Ring. Este blog está concorrendo, então se você não votou ainda, clique no botão ao lado (área vermelha) e digite o código de confirmação. Se já votou, pode votar de novo!

10 abril 2006

[CINE] Invasão estrangeira

Final de semana cheio de estréias. E reparou como o cinema não-americano (e não-brasileiro, claro) tem ganhado destaque ultimamente? O fato é que raramente se vê tanta diversidade junta numa mesma sexta-feira.

Tirando o requentado Boleiros 2, o esperado V de Vingança e dinheiro jogado fora Irma Vap, as salas estão falando outras línguas:

Da Argentina chegou Não é você, sou eu (No sos vos, soy yo), de Juan Taratuto. Uma comédia romântica que pega mais uma vez carona na crise econômica do país pra contar uma história.

Da França tem Bonecas Russas (Les Poupées Russes). Esse é o primeiro da minha lista. O filme é a continuação do excelente O Albergue Espanhol, de 2002.

Da Espanha, Que eu fiz pra merecer isto? (Que he hecho yo para merecer esto?) O filme é do Almodóvar, de 84. É antigo, mas estreou, além de ser ótimo. Então conta.

Da Itália veio Manual do Amor (Manuale D'Amore), de Giovanni Veronesi. Quatro capítulos sobre amor, sendo que um deles conta a história de um homem que é abandonado pela mulher que o ajudou a fazer um áudio-livro, o tal "Manual do Amor" do título.

Ainda da França, A Grande Viagem (Le Grand Voyage). Um jovem mulçumano acompanha o pai numa viagem rumo a Meca passando pela Itália, Turquia, Síria e Arábia Saudita. Algo bem parecido se você passar pelas portas do cinema durante essa semana.


Enquanto isso na fila do cinema...
- Você viu A Era do Gelo 2? Adorei!
- Ainda não! Tô loca pra ver. Adoro esses desenhos. O que eu mais gostei foi "A Formiguinha Zê".
- Esse eu não vi. É novo?
- Nada. É antigo. Tem em DVD. Não acredito que você não viu!
- "A Formiguinha Zê" não lembro... (ela pensa um pouco e mata a charada) Ah! você não tá falando do "Formiguinhaz"?



Essa Coca-Cola toda
Você deve ter reparado nesse selo vermelho aí na esquerda. É um botão pra você votar nesse blog. Ele está entre os 10 Mais no concurso Coke Ring. A votação acaba essa semana!

07 abril 2006

[CINE] 1 Quebra-cabeça de 3 peças inteiras

Prepare-se pra participar de uma experiência cinematográfica bem diferente. Estréia hoje Um Casal Admirável (Um Couple Épatant), filme francês de Lucas Belvaux.
O filme é uma comédia romântica que conta a história de um casal cuja esposa contrata um detetive por suspeitar que o marido está tendo um caso. Só que o detetive se apaixona por ela. Até aí nada de mais.

O que faz a experiência ser realmente boa é que sexta que vem, dia 13, estréia, do mesmo diretor, o filme Em Fuga (Cavale). Desta vez trata-se de um thriller cheio de suspense. Um preso político foge da cadeia e tenta escapar da polícia. Um detetive o persegue. Ele encontra refúgio na casa de uma mulher viciada em heroína. Opa! A mulher é a esposa do primeiro filme. O detetive é o mesmo cara que se apaixona por ela. Calma, não acabou.

Dia 20 de abril estréia o filme Acordo Quebrado (Après la vie). Agora não é comédia nem thriller. É um drama. Um policial sofre com a mulher viciada em heroína. Ele faz um acordo com a máfia pra conseguir a droga, mas em troca precisa matar um fugitivo, ex-preso político... deu pra sacar?

Os filmes são três peças independentes de um mesmo quebra-cabeça. É que você pode perfeitamente assistir ao segundo filme, por exemplo, e terá visto uma história com começo, meio e fim. Os outros filmes acontecem no mesmo tempo, só que em pontos de vista diferentes. Um segue o casal, outro segue o fugitivo, outro segue o marido. E cada ponto de vista tem um olhar diferente. Um é comédia, outro é suspense e outro um drama.

Imagino como deve ser legal ver os três filmes em três telas ao mesmo tempo, só pra ver os personagens se cruzando na mesma hora só que por ângulos diferentes. Tanto que dá pra ver até em outra ordem. Podem não ser os 3 melhores filmes que você já viu, mas com certeza é uma brincadeira pra lá de interessante.

06 abril 2006

[CINE] Polêmica em dobro

Alguém aí está tão empolgado como eu?
Finalmente, estréia amanhã V de Vingança, 20 anos depois que a história foi lançada em quadrinhos. Ou seja, muita coisa aconteceu nesse meio tempo. Talvez por isso que o roteiro dos irmãos Wachowski não é exatamente aquilo que Alan Moore escreveu (não agüentei e li o roteiro que vazou na net).

Pra quem ainda não sabe, o filme se passa em uma Inglaterra futurista e totalitária em que o "herói" autoproclamado "V" tenta combater o governo com atos terroristas, entre eles, explodir o parlamento britânico. Essa história foi escrita entre 1981 e 1988 e na HQ a ação começa em 1997. No filme esse início passa pra 2020.
Na HQ ficam claras as referências a Hitler e Margaret Thatcher. Já o filme a referência é óbvia, atacando George Bush e Tony Blair.

O filme deixa de lado também o argumento da pureza da "raça nórdica", que troca por um atual bioterrorismo, que agora não é arma apenas dos terroristas, mas também do governo pra criar caos e oferecer salvação. Ou seja, o governo é o vilão desde o início. Até a personagem de Natalie Portman, Evey, sofreu algumas alterações. E seu lado protituta ficou quase invisível no cinema.

De cara da pra perceber porque esse filme é tão cercado de polêmica. Não só pelo tema, mas pelas adaptações. O próprio Alan Moore, pai coisa toda, classificou o roteiro como "lixo". Mas é justamente esse lixo que está dando o que falar. A impressão que dá é que o V de Vingança tomou um banho de loja em Hollywood, mas a idéia original é tão forte que passa por cima disso tudo. E que venha a estréia!

05 abril 2006

[CINE] Spike Lee com 1001 utilidades

Pra uma atriz do cacife de Jodie Foster aparecer só 15 minutos em um filme sem pestanejar e pra um ator como Clive Owen topar não mostrar o que ele tem de melhor, que é a cara (ele fica de máscara em 90% do filme), é porque tem peso pesado sí na história. E o nome desse peso é Spike Lee.

O Plano Perfeito (Inside Man) é o nome sem graça de um filme com um tema que chega a ser banal (roubo de banco, impasse com reféns, corrupção à la Nova York, cerco policial...). Tudo isso pra ser virado do avesso pelo engajado diretor de Malcom X.

O bacana aqui é que a trama central é tão batida (e ao mesmo tão bem contada) que sobra espaço para Spike Lee brincar à vontade (e pra platéia se deliciar com isso). É aí que seu cinema de denúncia contra racismo norte-americano atinge um outro patamar. Além de um filme visivelmente mais pipoca, O Plano Perfeito abraça toda a diversidade étnica e cultural de Nova York, ou seja, da América.

Mas não pense que o filme fica só nessa versão repaginada do Blaxploitation. A própria história do assalto tem suas reviravoltas e seus elementos perturbadores e desconcertantes. Dois pontos altos no filme: a trilha sonora esperta de Terence Blanchard, que chega a ser um personagem à parte. E a atuação enxuta (e curtíssima) de Jodie Foster como a amoral Madeline White. Ela aparece quase nada e mesmo assim você sai do cinema com a sensação de que o filme é dela.

03 abril 2006

[NEWS] Ainda bem que não é mais primeiro de abril

Quem viu A Era do Gelo 2 nos Estados Unidos (ou navegou pelo blog Legendado hoje de manhã), viu.
Quem não fez nenhum dos dois (apesar de eu veemente recomendar o Legendado aos amantes de TV, principalmente a cabo) vê aqui. O que? Um trailer anunciando Os Simpsons – O Filme.


Por enquanto ainda não se sabe muito sobre o filme. Só que o diretor é David Silverman, que co-dirigiu Monstros S.A e hoje é diretor de animação de Os Simpsons na TV. Também é de se esperar que as vozes dos dubladores sejam as mesmas e, segundo Matt Groening, criador da série, novos personagens serão apresentados. Agora resta esperar a data anunciada: 27 de julho de 2007. Meio longe, mas a Fox já deixou o caminho livre pra mais 2 temporadas. Pra série animada com mais tempo no ar na história da TV, até que esse filme demorou sair.

[BLAH] Cocoon - o retorno

De novos heróis o cinema está cheio. O que tem faltado em Hollywood é herói novo. Alguns que já deviam ter se aposentado há anos (e a gente até acreditava que estivessem em algum recanto vivendo a santa paz da terceira idade) estão voltando com tudo. Ou quase tudo.

Eis que Sylvester Stallone, 59, já se prepara pra protagonizar (e dirigir!!!) seu Rambo 4 no México. Não sei se os vilões terão muito medo do vovô com faixa vermelha na cabeça, já que nas filmagens da primeira luta de Rocky 6 (sim, ele está fazendo um Rocky 6, não é piada), o ator desmaiou em plena cena, logo depois do primeiro soco cenográfico.

Pra quem também acha que o mundo não precisa ver Rambo e Rocky com problemas de artrite e reumatismo, outro herói que já está pronto pra tirar a poeira do chicote é Harrison Indiana Jones Ford, 63. Com o roteiro na mão e tudo acertado com o diretor Steven Spielberg, a quarta aventura de Indiana não demora a chegar aos cinemas. Só pra lembrar: o terceiro filme, “Indiana Jones e a Última Cruzada”, é de 89 e naquela época o nosso eterno Han Solo já começava a mostrar a língua depois de uma perseguição um pouco mais frenética.

E agora? Quem poderá nos salvar?


***


Ah, alguém viu o trailer de Tudo por Dinheiro (Two for the Money) no cinema? Esse filme demorou pra chegar por aqui. Aliás, em fevereiro já tinha um post sobre ele neste blog. Detalhe: o post fala sobre o DVD - região 1, que já existe no Brasil tem uns meses e só agora o filme vai passar na telona. O que não é a falta de mais salas de cinema no Brasil, não é, minha gente?