18 maio 2006

[NEWS] O Código de Cannes sem mistérios

Sabe quando você recebe um presente surpresa, cheio de mistérios e, quando finalmente abre, fica decepcionado porque imaginou algo muito mais bacana?

É mais ou menos isso que deve ter acontecido com a frustrada pré-estréia de O Código da Vinci em Cannes. Quem está esperando por essa sexta-feira, 19, com o livro colado entre os braços, com certeza já leu as muitas matérias sobre a recepção constrangedora do filme em seu megalançamento na França.

Fico pensando no que pode ter dado errado. Só o livro já tem uma linguagem pra lá de cinematográfica. O elenco tem nomes que são bilheteria garantida em vários públicos como Tom Hanks, Ian McKellen e Audrey Tautou. O diretor não é qualquer um, Ron Howard, não é qualquer um (e até poderia ser). A história já foi testada e aprovada por milhões de pessoas no mundo todo. E nunca se viu tamanho estardalhaço na mídia com direito a um jogo online do Google que, com certeza, tirou muitas horas de trabalho de muita gente (minhas, por exemplo).

Talvez seja por esse exagero em se vender um peixe sem mostrar as escamas que, em cenas de suspense por exemplo, o que se ouviu do seleto grupo de convidados foram risadas e, logo depois, as mais duras e negativas críticas. Mas mesmo assim não vou deixar de conferir o Código. Li o livro em menos de 3 dias e ainda não consigo imaginar um filme tão ruim ou chato como andam pintando.

Se bem que já vi cometerem um erro assim com Harry Potter e a Pedra Filosofal, confundindo o timing de um livro de 300 páginas com o timing de um filme que deveria ter 2 horas, no máximo. Pode ser que o erro se repita em proporções maiores. Mas resta saber se os fãs dos mistérios de Dan Brown serão tão cegos quanto à qualidade de um filme quanto foram os fãs do bruxinho de J.K. Rowling, lotando as salas pra ver horas de um chatíssimo copy-paste de um livro que, como livro, é bem legal.

4 comentários:

Mateus Morais disse...

Cara será que o filme é tão ruim assim, pois a maioria de filmes que são extraidos de livros e games são filmes que fogem do original. mesmo assim estou acioso para asistir o filme.
Bela crítica e parabens pela etapa conquistada no concurso da coca-cola.
abraço.

Anônimo disse...

eu to achando ótimo ter saído o filme assim, tão rápido, mesmo que seja com o Tom Hanks, que eu DETESTO, mas vou assistir, sim, um dia, pois com certeza ler o livro é que não vou... maior preguiça! :)))

Anônimo disse...

Vou correeeeeeeeendo ao cinema nesse fim de semana!! Crítica nenhuma vai atrapalhar minha expectativa.. O filme já vale pelas locações incríveis!! Vamos conferir!!
Bjos Samuuu

Anônimo disse...

Your website has a useful information for beginners like me.
»