A estréia do filme O Código da Vinci está cada vez mais próxima, mas o fenômeno que estou esperando pra ver se acontece (e torcendo pra não acontecer) não se passa nos cinemas, mas nas livrarias.
Você já reparou que tem rolado uma mania de relançarem livros que deram origem a filmes com a capa igualzinha ao cartaz do filme? Qual a idéia nisso tudo? Levar o cara que não lê a querer comprar "o livro daquele filme"? Na verdade a idéia deveria ser oposta, quando é o livro que saiu primeiro. E foi por causa dele, e do sucesso dele, que o filme existe. Se os livros de O Senhor dos Anéis não tivessem sido um fenômeno na literatura, muito provavelmente Peter Jackson e outros nerds do cinema nunca teriam se importado em traduzi-lo pra telona.
Acho realmente bacana que o lançamento de um filme leve a um aumento na leitura. Conheço gente lendo O Código a toque de caixa antes que o filme estréie. E já cansei de ver amigos lendo Harry Potter só depois de conhecer a versão em carne, osso e varinha (Aliás, os livros de Harry Potter até agora estão entre os poucos que não caíram nessa modinha).
Não entendo por que cargas d'água as editoras, que deveriam aproveitar o sucesso do filme pra mostrar como uma história legal pode existir antes de um roteiro, caem nesse papelão. Será que é pra ficar mais fácil de o consumidor reconhecer o livro? (Vários gerentes de marketing com certeza acreditam nisso). Sinceramente, vamos combinar que, se alguém entra numa livraria disposto a ler 300 páginas só de letrinhas pra saber uma história, essa pessoa deve ter neurônios suficientes pra entender que o livro chamado O Paciente Inglês deve ter algo a ver com o filme O Paciente Inglês. No máximo, basta uma passada de olho rápida na orelha do livro pra conferir se é mesmo o dito cujo. É a eterna mania de subestimar ao máximo a inteligência do consumidor.
Por isso não se espante se daqui a algumas semanas a capa de O Código da Vinci deixar de ter os olhos misteriosos da Monalisa pra ter os cabelos alisados com chapinha de Tom Hanks.
2 comentários:
Só vou começar a ler qdo o tom hanks for pra capa. é q sou pop.
=))
beijos!
Algumas pessoas compram só porque gostaram do filme e nem lêem...mas pra editora, o que importa é que compraram.
Também detesto capas de filme nos livros, mas para o bem ou para mal, essa estratégia vende.
E Harry Potter é uma rara excessão, onde o livro e não o filme fica sendo a "mídia principal", ao contrário da maioria dos casos.
Postar um comentário