01 março 2006

[CINE] Truman Show

Capote. Finalmente um filme que não dá pra torcer o nariz dizer com cara de conteúdo: “olha, eu prefiro o livro” . Não que o filme seja melhor que o livro, longe disso (até porque o filme não é baseado no livro, mas conta a história de quando foi escrito). Mas porque a vida do escritor Truman Capote (Philip Seymour Hoffman), contada no filme, é um delicioso complemento à sua obra-prima literária: “A Sangue Frio”.

O livro, que inaugurou um novo estilo (romance de não-ficção) e elevou o nome de Capote a um outro patamar literário, conta o brutal assassinato da família Clutter no interior do Kansas, e como isso alterou a vida das pessoas daquela região.

O bom é que Capote (o filme) não perde tempo em detalhes que são importantes só no livro. Ele não tenta ser uma adaptação de uma obra que já é excelente (apesar de ser inspirado na biografia de seu autor). O filme tem vida própria, assim como a inspirada atuação de Philip Seymour Hofman, que não só encarna o escritor, como também empresta sua criatividade ao torná-lo mais real na tela. Não é à toa que esteja concorrendo a 5 Oscar, incluindo melhor filme e melhor direção para Bennet Miller.

Mas antes de ir ao cinema, quer uma dica pra deixar a experiência bem mais bacana? Leia o livro. Vai ser como aqueles jantares em que você come tudo de bom e do melhor e depois fecha com aquela sobremesa de brilhar os olhos.

3 comentários:

contonocanto disse...

Rapaz,

o filme não foi inspirado diretamente na obra "A sangue frio", logo não deveria, mesmo, se ater aos fatos literários deste. Mas num livro de Gerald Clarke (salve o IMDb) chamado "Capote: A Biography".

Enfim. Também gostei do filme. E, como não li o livro ("A sangue...") fiquei com vontade de lê-lo - o que nunca havia acontecido comigo.

abraços

Bailandesa disse...

mmm acho que não vai dar pra ser nessa ordem, mas vou ver/ler os dois. Estou louca pra ver o filme!! Adorei o texto.
bjs

Anônimo disse...

Achei que fosse capotar no cinema.., mas fiquei grudada na tela.., principalmente pela atuação de Philip Hoffman.., ou seria o próprio Capote??
Não tem como não ter vontade ler o "A Sangue Frio".., ainda mais pq ás vezes dá vontade de comer uma coisa salgada depois da sobremesa né Samu.....