16 março 2006

[DVD] Uma verdadeira viagem

O filme “A Home at the End of the World” tem 2 grandes defeitos. O primeiro é que ele ainda não saiu por aqui oficialmente (mas dá pra encontrar facilmente alguma cópia importada em uma locadora mais antenadinha). O segundo defeito eu digo mais pra frente.

Acontece que esse filme de estréia do diretor Michael Mayer, com roteiro escrito por Michael Cunningham (o mesmo do fantástico As Horas e ganhador do Pulitzer por essa obra) começa maravilhosamente. De cara você se vê mergulhado no universo carregado de beleza, amor-livre e novas experiências de Bobby Morrow (Andrew Chambers), uma criança de 9 anos em meio à onda hippie do final dos anos 60 nos EUA.

O personagem de Bobby é de uma complexidade deliciosa. É impossível não ficar fascinado ao descobrir como cada evento marcante da vida dessa criança afeta sua personalidade na adolescência (vivida por Erik Smith). É nessa fase que Sissy Spacek entra no filme como a dona-de-casa mãe de Johnathan (Harris Allan), melhor amigo de Bobby. A cena em que ela dança com os meninos e literalmente viaja ao som de Laura Nyro é pra convencer de vez que esse filme nasceu pra ser um clássico.

Mas eis que chegamos ao segundo defeito: a fase adulta de Bobby. Colin Farrell precisa comer muito arroz com feijão pra conseguir viver um personagem tão complexo. A atuação de Farrell tem a profundidade de um pires e o andamento do filme toma um gostinho amargo de já-vi-isso-antes.

Triste. Mas mesmo assim, arrisco dizer que vale muito a pena assistir. Pelo menos até a cena da dança-legalize de Sissy. Ali você pode parar o DVD e fazer como o personagem principal: imaginar um futuro em que tudo pode acontecer e escolher só as melhores partes dele.

6 comentários:

Anônimo disse...

legal, nunca tinha ouvido nada sobre esse filme, mas vou querer ver... :o)

Anônimo disse...

Fiquei pensando que o filme tinha tudo para ser inesquecível. Mas, acho eu, por (des)obra de Colin "sorry for being nude" Farrel, o filme perde bastante do encanto inicial na fase adulta (a mais longa). Uma pena.

Ronaldo

Anônimo disse...

a trilha é caprichada, bem pensada. Parece um filme do Cameron Crowe. E o Farrel salva a carreira se se embrenhar nos pornôs.

Anônimo disse...

concordo! o bobby criança e o adolescente tinham uma maturidade incrível, uma inquietação corajosa no olhar, uma fome de amor (It's all about love, man). aí chega o colin farrel e transforma o bobby num adulto medroso, apagado, um legítimo bundão. mas isso não comprometeu o filme por completo.
beijo

Anônimo disse...

Também acho a interpretação do Colin bem fraquinha, mas não chega a desemerecer o filme.

.[.Jess.]. disse...

Colin Farrell estraga tudo em que aparece.XD