23 março 2006

[DVD] Um filme de valores, em todos os sentidos.

Já me cansei de ver anunciarem filmes sobre temas sérios “sob o ponto de vista de uma criança”. Balela. Na maioria das vezes isso quer dizer que o tal filme (de guerra ou qualquer outro tema “sério”) tem é como personagem principal uma criança. O tal “ponto de vista” passa longe.

Felizmente não é o que acontece com “Millions” (Caiu do Céu) de Danny Boyle. O diretor de Cova Rasa, Trainspotting e A Praia resolveu contar uma fábula sobre um garotinho com fixação por santos e figuras religiosas que encontra uma mala cheia de libras faltando sete dias para a troca definitiva da moeda pelo Euro. E agora? O que fazer com toda a fortuna antes que ela vire apenas papel? É a partir daí que a história se desenvolve de um jeito deliciosamente poético.

Você pode estar pensando: “Então o Danny Boyle mudou de rumo fazendo um filme infantil e sem aquele enfoque adulto e transgressor dos anteriores?”. A resposta é um enfático não. “Caiu do Céu” é um filme corajosamente adulto e corajosamente ingênuo e otimista também. Aliás, do jeito que o espectador deveria ser ao assisti-lo.

Com tamanho bombardeio de más notícias pelo mundo que nos deixa cada vez mais céticos e duros, a mensagem do filme pode descer com um gosto meio amargo no final. Mas basta se lembrar daquela época em que a vida era bem mais simples e mágica, livre de sarcasmos, ironias e atitudes antiéticas pra entender aonde o filme quer chegar. Do contrário você pode ser mais um adulto ranzinza torcendo o nariz no sofá. É pra ver de coração aberto e sorriso no rosto.

3 comentários:

Bailandesa disse...

Assisti traspotting e estava curiosa para ver este filme, Agora, depois ler o delicioso texto, vou ver com certeza!
bjão

Anônimo disse...

esse é o único filme do danny que eu não assisti. ainda.

Fred disse...

Esse filme é demais!
Ele passou dia 25/12/08 na band! Eu pensei que seria mais um daqueles filmes chatos que eles passam no natal, mas não foi o caso. Quando tiver um dinheirinho vou ver se compro ele(já que eu não achei para baixar) tá R$35!