18 setembro 2006

[CINE] Terror em plena forma

Prepare-se para sentir pavor e fechar os olhos no cinema. Há um bom tempo que não se fazia um filme de terror tão apavorante como O Abismo do Medo (The Descent).

Esse filme indepentende britânico, dirigido por Neil Marshall, é um verdadeiro oasis no meio de tanta banalidade que se tem criado em torno do gênero. Ao mesmo tempo em Neil que foge dos clichês, ele aplica com inteligência e sutileza muitas referências de clássicos do terror, como O Iluminado do mestre Stanley Kubrick. E não pára por aí. Até no pôster do filme você encontra referências, como a obra Voluptate Mors de Salvador Dali.

A trama, apesar de alguns furos que não atrapalham em nada, tem seus pontos fortes. Aquele típico grupinho americanóide formado por brutamontes sarados e garotas peitudas, por exemplo, fica de fora. Em O Abismo do Medo, quem passa por apuros é um grupo de seis amigas apaixonadas por esportes radicais que parte para uma expedição em uma caverna nos montes Apalaches, nos EUA. O problema é que elas ficam presas nessa caverna e precisam se embrenhar cada vez mais fundo por túneis minúsculos e salões pra lá de clautrofóbicos pra tentar encontrar outra saída. Até que elas descobrem que não estão sozinhas. O filme tem sido comparado a Alien: O Oitavo Passageiro. Eu não chegaria a tanto, mas com certeza O Abismo do Medo está anos luz a frente de qualquer coisa que se tenha feito nos últimos anos.

Pra ter uma idéia, chega uma hora em que você se vê num dilema entre enfrentar o resto do filme com as mãos nos olhos e rezando pra que acabe logo aquele sufoco ou sair da sala sem saber como tudo acaba. Só posso dizer uma coisa: agüente firme. O final vale muito a pena. Mais uma prova de que ainda existe vida inteligente do lado de lá da tela quando o assunto é fazer um filme de dar medo. De verdade.

4 comentários:

Bailandesa disse...

Ai Samuk, tem tanto tempo que não um filme bom desse gênero. Vc me deixou águando aqui..
É hoje mesmo que vou tentar baixar....
Obrigada.. bjs

Anônimo disse...

hum.... queiro ver! :)

Anônimo disse...

Putz primo...
vou tentar ir hoje mesmo conferir este...
faz tempo q naum vejo um bom filme de terror...

hehehe

abracos...

Unknown disse...

em compensação.... "A Caverna" segue a premissa ´terror profundo´, com um enredo similiar. Mas não se engane, é um dos filmes mais safados que já tive a oportunidade de ver... quem gosta vai se divertir!