15 setembro 2006

[DVD] Só faltaram os trilhos

Tem filme que você vê claramente que alguém teve uma idéia genial pro final, com várias reviravoltas e surpresas realmente bacanas. É o caso de Fora de Rumo (Derailed), suspense de estréia do diretor sueco Mikael Håfström. Só tem um problema: ninguém teve neurônios suficientes pra bolar um meio decente de se chegar nesse final.

No filme, Charlie Schine (Clive Owen) é um publicitário casado que conhece a atraente e também casada Lucinda Harris (Jeniffer Aniston quase conseguindo não ser Rachel Green, sua personagem eterna em Friends). Nem precisa dizer que os dois se sentem atraídos e, quando resolvem oficializar a pulada de cerca num hotelzinho barato, acontece algo que muda radicalmente o rumo da trama (sacou o nome do filme?).

Só que ao mudar de rumo, a história saiu do trilho. Tudo começa a ficar muuuito forçado. Não dá pra acreditar nas ações dos personagens. Não existe razão alguma pra eles fazerem o que fazem. E os personagens secundários? Eles deveriam dar suporte emocional à trama, mas o filme acaba e você nem lembra que eles estavam ali. Por essas e outras que, já quase no final do DVD, você fica imaginando se não estaria passando alguma reprise do Brasileirão na TV (ou qualquer outro programa menos previsível). E eis que chegamos ao tal final bacana. Tudo muda, você se surpreende. Aquele Fluminense x Vasco pode esperar mais alguns minutos. E de repente, acaba.

Agora vem a pergunta: precisamos disso? Filme bom tem que, pelo menos, fazer sentido. Fora de Rumo é mais uma prova de que história que só tem começo e fim, descarrila lá no meio.

4 comentários:

Anônimo disse...

por isso o nome do filme? foi o roteirista que perdeu o ruimo? :D

Anônimo disse...

ô personagenzinho frouxo, sô.

Anônimo disse...

Samuk, vc conseguiu expressar exatamente o que senti quando vi esse filme. Tudo até que começa bem, depois tudo fica tão artificial, forçado. Sem falar no arquétipo de vilão que é aquele bandidão... Quanto à Anniston, um dia acho que ela sai da casca de RAchel.
Beijos, saudades..
Cla

Anônimo disse...

Samuca, falo tudo.
Assisti este filme noite passada, e chego uma hora q minha pipoca acabou e eu nem preocupei em pausar o filme pra fazer mais...
com certeza o final deixa a gente intrigado com o filme e ate da uma sensacao dele ser otimo...

mas filme soh com comeco e fim nunca foi uma boa pedida.

Abraco Samuca