10 setembro 2006

[DVD] Dois rápidos no gatilho

Mais uma segunda-feira-pós-feriadão (ai...). Hora de curar a ressaca e levantar a poeira. E pra isso um bom bangue-bangue cai muito bem! Pra quem não sabe, esse gênero nasceu lá no comecinho do século XX pra contar as histórias dos vaqueiros que, na época, invadiam o oeste selvagem dos EUA. Nem precisa dizer que foi um sucesso.

Só que tudo que bomba, um dia desbomba. E no decorrer dos anos 30, 40 e 50, o faroeste (que vem de far west, ou oeste longínquo) foi gradualmente perdendo o sentido até desaparecer das telas. Ele sumiu mas não morreu. Apenas deixou de ser um gênero pra se tornar material de referência. E dois ótimos exemplos dessa referência usada com inteligência, você encontra fácil nas locadoras.

O primeiro é Querida Wendy. Um filme que consegue ter o peso da assinatura de Lars Von Trier (de Dançando no Escuro e Dogma) sem ser um soco forte no estômago. É que dessa vez, Von Trier apenas escreveu o roteiro, deixando a direção para seu colega Thomas Vinterberg. No filme, Dick é um jovem pacifista que acaba fascinado por armas de fogo. Ele então cria um clube secreto formado por jovens fracassados que descobre nas armas uma arma potente pra levar adiante seus ideais de paz. Contraditório? O filme todo é. Em todos os aspectos. E mesmo assim ele une estas duas pontas opostas com tanta precisão e coerência (e usando muito do que aprendemos com os melhores filmes de bangue-bangue) que chega a dar medo.

O segundo é 800 Balas, do espanhol Alex de la Iglesia. O filme, cheio de referências do faroeste, é uma homenagem ao bangue-bangue à italiana dos anos 60 e 70. A história se passa em "Texas Hollywood", onde supostamente muitos desses westerns foram filmados no passado. O local se tornou uma espécie de museu ao ar livre e também o ganha-pão de um grupo de atores que mora ali, encenando momentos clássicos do faroeste para os turistas de passagem. O problema é que Texas Hollywood está prestes a ser demolida e os atores resolvem se rebelar e defender sua cidade. Mas tem um problema: eles só têm 800 balas. Quer coisa mais faroesteira que essa? Até duelo rola no filme. Diversão garantida.

E então? Qual você vai sacar primeiro da prateleira?

Nenhum comentário: