27 setembro 2006

[CINE] O diabo merecia algo melhor

O que esperar de um filme sobre o ultra-mega-hype-mundinho-fashion que tem o roteiro e a trilha sonora mais bregas dos últimos tempos? Tirando a atuação excepcional de Meryl Streep, o figurino editorial de Patrícia Field (Sex and the City) e meia dúzia de ótimas piadas, não muita coisa.

Este pecado cinematográfico tem nome: O Diabo Veste Prada. O filme é baseado na história de Lauren Weisberg, ex-assistente de Anna Wintour, a mulher mais poderosa e influente do universo da moda e chefe suprema da revista Vogue americana. Lauren resolveu, sem citar nomes, botar a boca no trombone sobre os podres do universo da moda. Daí nasceu o livro. Só que no filme, a cínica Lauren é a sem sal Andy Sachs (Anne Hathaway) e a rainha-bitch-Wintour se transforma na ainda supermalvada Miranda Priestly (Meryl Streep). Mas conseguiram dar um jeito de adocicar a personagem no final. Deprimente.

O grande problema com a adaptação pra telona de O Diabo Veste Prada é seu maniqueísmo exagerado. Parece que entre tantos Dior, Chanel, Jimmy Choo e Dolce & Gabbana ninguém reparou que separar o mundo entre pobres bonzinhos e ricos malvados já saiu de moda há décadas. Nem os Teletubbies são tão ingênuos. A pobre Andy chega na cidade grande em busca de um emprego e cai nas garras da megera editora da revista Runaway. E o maior pecado que ela comete é começar a se vestir (muito) bem. As discussões com seus amigos e namorado sobre "a pessoa que ela deixou de ser" são de uma falta de bom senso impressionante.

No fim das contas você fica se perguntando quem é o tal diabo. A megera que se dedica 100% ao seu trabalho ou o bando de amigos e o namorado bocó que não deixam Andy seguir sua vida e fazer suas próprias escolhas. Pelo menos você pode fazer a sua: se estiver na pilha de assistir a um impressionante desfile da alta costura e uma atuação excepcional de Meryl Streep, vá em frente sem medo. Mas lembre-se que, neste filme, qualquer coisa além disso não tem mais salvação.

5 comentários:

Bailandesa disse...

Obrigada pelo aviso Samuk... na minha parada de prioridade, esse filme acabou de perder algumas posições. Mas é sempre bom ver Meryl Streep em plena forma.

Bjs,saudades

Anônimo disse...

Vou deixar pra assistir na tv(aberta), rsrrsrsrs

abç

Conversa Fiada disse...

Samuca, seu comment me levou a esperar o filmeco chegar às locadoras!!!

Anônimo disse...

parece beeeeeem americano esse filme, o que já era de se esperar... mas, mesmo assim, acho que vou assistir ao CD piratex, que vende ao lado da barraca de bolsas Luois Vuitton... :)

B. disse...

eu vou ver na segunda, acho!