08 junho 2006

[NEWS] O inferno de Fante

O primeiro livro do escritor e roteirista John Fante foi Espere a Primavera, Bandini, que virou filme em 89. Não faz muito tempo que cruzei com ele numa madrugada de insônia na Globo.

O personagem principal é uma espécie de personagem-espelho do autor, chamado Arturo Bandini. E assim como seu criador, é oito e oitenta (ame-o e odeie-o ao mesmo tempo).

Ele está também em Pergunte ao Pó, um livro que faltou pouco pra eu parar de ler e arremessar longe. Mas é difícil. A história é intrigante, a narrativa flui e você realmente mergulha na Los Angeles exótica, empoeirada e vulgar da década de 30, mas... Você já teve vontade de dar uns bons tabefes em algum personagem de ficção? Pois então. Esse é Arturo Bandini. E eis que ele acaba de ganhar o rosto de Colin Farrel na versão pra telona de Pergunte ao Pó que estréia nesta sexta-feira.

No livro, Bandini sonha em se tornar um escritor famoso e parte para Los Angeles. Logo fica sem um tostão e não consegue escrever nem uma linha torta. É quando conhece a garçonete-pobre-mexicana-que-quer-subir-na-vida Camilla Lopez (no filme vivida por Salma Hayek, óbvio). E aí começa o lado conturbado da trama, recheada de ciúmes, desejo, desprezo, pindaíba e por aí vai.

O diretor Robert Towne começou a adaptar Pergunte ao Pó ainda nos anos 70, quando pesquisava pro seu roteiro de Chinatown e já adiantou que fez mudanças na relação entre Bandini e Camilla e que mudou radicalmente o final da história.

Dependendo do resultado, não duvide se em breve lançarem nos cinemas Sonhos de Bunker Hill, também de Fante e também com Bandini. O interessante é que o livro foi escrito pouco antes da morte do escritor. Ele, já cego e com duas pernas amputadas devido a diabetes, ditou o romance inteiro para a mulher. Epa, isso daria um bom filme.

10 comentários:

Anônimo disse...

Eu tive vontade de dar uns tabefes no Holden Caulfield do "Apanhador no Campo de Centeio", as acho que foi algo mais psicológico. Ainda assim, ter a cara do Colin Farrel não ajuda muito.

contonocanto disse...

Como escrevi lá no brógui, não li o livro porque não agüento autocomiseração de escritores. Mas o filme é bacana. Descobri que eles mudaram muito o fim e que o clima tá mais light. Talvez seja o necessário para o livro ficar mais palatável.

Anônimo disse...

Só não achei legal o ator ser o Collin Farrel

Anônimo disse...

Valeu o comentário, parabéns pelo Top 10 também!

[]s

Anônimo disse...

top 10 atualizado, tô na cola ;)

Diogo Mendonça disse...

Bom dia! Meu nome é Diogo e tb faço parte do Top 10 do Coke Ring, como vc é o Coke Master, eu queria uma ajudinha... É o seguinte: eu perdi o link para poder me logar no site. Se vc puder me enviar, eu agradeço. Meu blog é www.esculhambacao.com.br

Abraço.

Diogo Mendonça disse...

Bom dia! Meu nome é Diogo e tb faço parte do Top 10 do Coke Ring, como vc é o Coke Master, eu queria uma ajudinha... É o seguinte: eu perdi o link para poder me logar no site. Se vc puder me enviar, eu agradeço. Meu blog é www.esculhambacao.com.br

Abraço.

Anônimo disse...

e ae...
sei q eh velho mas me intrigou, alguem pode me ajudar...

oq eh akele negocio da tal de HANSO fondation?
parece um troco serio e talz, dai fiz a tal do link no relogio, aparece a merdinha da lata de spite lah girando, com menos sentido ainda!

qual eh a dakele site lah??

obrigado!

Anônimo disse...

dúvidas, críticas, sugestões? pergunte ao padê! ;)

.[.Jess.]. disse...

Obrigada, nem vou ver mais então.xD
E, nossa, eu também fiquei morrendo de vontade de dar uns tabefes no carinha do apanhador no campo de centeio. Aliás, só uns tabefes não, eu queria socá-lo até a morte. Principalmente porque haviam me dito que era "um livro maravilhoso, o melhor de todos os tempos". Uma total perda de tempo.