19 junho 2006

[DVD] Uma grande piada

Só de dar uma olhada no curriculo do diretor Peter Hyams (Fim dos Dias, Morte Súbita e A Vingança do Mosqueteiro), já dá pra se ter uma idéia do quão sofrível deve ser a adaptação pra telona do conto Um Som de Trovão (A Sound of a Thunder). Agora some a isso o fato de o diretor ter sido substituído no meio do caminho por Paul Hunter (de O Monge a Prova de Balas). Já deu pra sentir a profundidade do poço?

Calma, ainda tem a história. Apesar de o autor do conto, Ray Bradburry, ser considerado um dos mestres da literatura de ficção científica, não consigo imaginar como esse roteiro poderia ser contado de uma maneira menos... constrangedora.

O filme se passa no futuro (claro), quando viagens no tempo são bastante comuns. E qual a uso que a humanidade faz disso? Pesquisa? Tentativas de melhorar nossa história? De corrigir nossos erros? Pra que se importar com essas coisas chatas quando podemos fazer safaris na pré-história e matar uns dinossauros? Muuuuito mais divertido e verossímil, não acha?

Acontece que numa dessas algo dá errado (óbvio) e as conseqüências são catastróficas. Bem... a idéia é que fossem, mas quem tem um mínimo de senso crítico vai achar Um Som de Trovão hilário.

Dica: Se algum dia você se deparar com esse DVD e não tiver nada mais interessante passando, tipo a reprise de Coréia do Sul x Togo, assista ao filme dublado e veja como uma ficção científica de terceira pode virar uma comédia pastelão num piscar de olhos.

6 comentários:

Anônimo disse...

a versão dublada é realmente uma comédia de tirar o fôlego :))) fazia tempos que não dava tão boas risadas! e o que é aquele cromaqui, parece um desenho animado (made in paraguai) hihihi

Anônimo disse...

caramba...
e eu que curto um monte esse tal de Ray Bradburry, vou ter que engolir em seco um filme ruim... que droga.

Anônimo disse...

Quero ver! Assiti um ótimo sábado: Seres Rastejantes!

Anônimo disse...

Tá arrasando hein, Samuca!!!
Confesso que ultimamente ando mal de cinema. Mas sabe que estou sabendo tudo de séries?
hahaha
Bom, no cruzamento dos dois descobri uma coisa: quem vai fazer o Venom do Homem-Aranha é o Topher Grace, o Eric de That 70's Show. Acho que só vai querer que ele tire a camisa quem gosta do tipo magrelo.
Ops!

Anônimo disse...

Som de Trovão é ruim de dar dó, e ser baseado no conto de Ray Bradbury não significa nada. Eu li o conto, e ele se resume ao que é a premissa básica do filme. O resto da tosqueira corre por conta dos produtores que, diga-se de passagem, faliram no meio da produçao do filme, e os credores pegaram o material e lançaram do jeito que estava, com os efeitos especiais incompletos, pra tentar diminuir o prejuizo. Não que isso justifique a ruindade do filme, os furos da história são colossais.

E o pior: Peter Hyams, no começo da carreira, dirigiu 2010!

Luiz Roberto Lins Almeida disse...

essa capa me lembrou silêncio dos inocentes.
mas esses filmes desse diretor são sofríveis mesmo.