20 fevereiro 2006

[CINE] Match Point para Woody Allen

Woody Allen está na minha lista de diretores superestimados que levam crédito desmerecido por qualquer coisa que façam. Mas dessa vez, com "Match Point", eu dou razão a essa raça de cinéfilos blasé com óculos de aro grosso e blusas com gola rolê. Este é um Woody Allen dos bons. É por filmes assim que o roteirista/ator/diretor de 71 anos mostra que ainda tem muito fôlego e capacidade de inovar.

A história de Chris Wilton (Jonathan Rhys Meyers), um instrutor de tênis que se casa com a irmã do novo e milionário amigo, Tom Hewett (Matthew Goode) e se apaixona por sua noiva Nola (Scarlet Johansson), se passa em Londres, mas Allen captura a cidade com a mesma cumplicidade que olha para Nova York.

Seus diálogos mantêm aquela profundidade, leveza e imprevisibilidade que nos fazem passar do sorriso ao espanto e às gargalhadas em menos de sete palavras. Tudo muito bem amarrado, sem nenhuma cena desperdiçada.

O filme lembra “Crimes e Pecados” de 89, mas o paralelo com o livro “Crime e Castigo” de Dostoiévski é bastante claro. Só que Match Point (pra quem não sabe, o ponto que fecha o jogo de tênis) fecha a história onde Dostoiévski poderia terminar a dele, caso escrevesse seu livro hoje (claro que não vou falar sobre o final do livro aqui, né? Falar do Dostô foi meu momento cultural de hoje. Pronto, passou.).

E além de tudo isso, Scarlet Johansson mostra que pra ser a nova queridinha de Woody Allen (ela está em seu próximo filme, "Scoop", também filmado em Londres) precisa ser bem mais que um rostinho sexy e bonito. A loirinha americana, em meio a várias atuações nota sete e meio do elenco inglês, arrebenta.

"Match Point" fala sobre a sorte e o azar, sobre aquele momento em que a bola de tênis bate na rede, sobe e pode cair de qualquer lado da quadra. E com esse filme, a bola de Woody marcou um ponto pra ele.

6 comentários:

Anônimo disse...

Esse aí entendeu o filme! Mandou bem!

Anônimo disse...

fiquei com mais vontade ainda de ver!

Anônimo disse...

quem mandou ver antes?
agora vai ter q ver de novo comigo.

Unknown disse...

que sacanagem! Mais uma vez vou ter que esperar chegar na blockbuster... a nào ser que alguém se habilita de ficar com a malu qual;quer dia desses... POR FAVOR???????

Anônimo disse...

tb fiquei com pagua na boca p/ ver.

Anônimo disse...

Realmente o filme é incrível... Fazia tempo que não me surpreendia no cinema. É exatamente td isso que vc escreveu Samu.., com a perfeita paisagem londrina e a trilha sonora arrematando o dinamismo da trama! Esse vale a pena comprar qdo sair o DVD!!
Bjos Samu lindoooo