16 novembro 2006

[CINE] Vá ver

Pedro Almodóvar é um diretor superestimado. Claro, não tem como ignorar a qualidade de tudo o que ele faz, com todas aquelas cores berrantes, plumas, dramas rasgados, sexos trocados, Caetanos cantando Cucurucucu e tudo que existe de mais Almodovariano no cinema. Mas é o oba-oba que se criou em torno disso que incomoda. Ele é sim, muito bom, mas não é 100% do tempo genial.

Mas com Volver, Almodóvar chega muito próximo da genialidade. Sua dominância sobre o universo feminino está cada vez mais apurada. A densidade e a delicadeza com que ele pinta suas mulheres é impressionante. A presença masculina no filme é quase imperceptível e serve apenas para destacar ainda mais suas heroínas Raimunda (Penélope Cruz), Sole (Lola Dueñas) e Irene (Carmen Maura).

Raimunda e Sole são irmãs. Filhas de Irene, que já morreu há muito tempo. Corre um boato de que o fantasma de Irene ainda cuida de sua irmã, Paula em um pequeno vilarejo nos arredores de Madri. Eis que Paula morre e Sole vai até o vilarejo para o enterro. Na volta, descobre que o fantasma da mãe pegou carona no porta-malas de seu carro e tem algumas pendências para resolver.

Enquanto isso Raimunda tem um outro problema: desaparecer com o corpo de seu marido assassinado pela filha na cozinha de sua casa. Precisa dizer mais alguma coisa? Nem preciso dizer que Volver fisga a platéia até a última cena.

Volver é uma volta em vários sentidos. É a volta de Almodóvar a uma narrativa mais tradicional, com começo, meio e fim. Ele deixa de lado as firulas temporais e os devaneios entre ficção e realidade para concentrar suas intenções nas entrelinhas da história. Cada plano tem um motivo. Sua perversão, muito abordada em outros filmes, dá lugar a um olhar mais tenro, porém longe de ser inocente. Depois de Volver, vai ser um pouco mais difícil me incomodar com o oba-oba em torno da genialidade de Almodóvar. Aqui ele fez por merecer.

4 comentários:

Anônimo disse...

Brilhante Samuca. Compartilho da sua opinião sobre Almodóvar. Volver já está preparadinho pra assitir hoje à noite (coincidência, hein?!)

bjs, saudades
Cla
http://bailandesa.blopgspot.com

Unknown disse...

Incrivel, sensivel, humano, o genio novamente dissecando o universo feminino de forma espetacular...amei, sob todos os aspectos...

Anônimo disse...

Oi, Samuca
Eu também adorei o filme. Acho que é uma volta maestral depois de 'Má Educação'. O pior é que a gente fica naquela apreensão de que algo vai dar errado, mas... É Almodóvar!!!!
Beijocas

Ricardo disse...

Trocadalhos do carilho, hein =)