07 novembro 2006

[CINE] O retorno de um grande homem

Que Martin Scorsese é um dos grandes homens do cinema, isso não há dúvida. E que ele anda pisando feio na bola desde que elencou o sem sal Leonardo de Caprio para ser seu pupilo, todo mundo já sabe. Mas com Os Infiltrados (The Departed), Scorsese sacudiu a poeira e deu uma volta por cima como há muito não se via.

O filme mal estreou e não tenho receio de dizer que ele já está entre as maiores obras-primas do cinema, bem ao lado de Os Bons Companheiros (o auge de Scorsese). A história de Os Infiltrados é baseada no sucesso Hong Konguiano Conflitos Internos (que por lá teve duas continuações). Apesar de o mesmo argumento, Martin conseguiu a façanha de transformá-lo em um filme legitimamente seu, como só um diretor de Taxi Driver, A Última Tentação de Cristo e Cassino seria capaz de fazer.

Em Os Infiltrados, Colin Sullivan (Matt Damon) é o protegido do mafiosão irlandês Frank Costello (Jack Nicholson de novo digno de Oscar). Ele é treinado desde cedo para ser o policial perfeito que, com o tempo, conquista um lugar de prestígio na academia. O informante perfeito. Por outro lado, vemos Billy Costigan (Leonardo DiCaprio espantosamente atuando bem), o policial escolhido pelo chefe de polícia Oliver Queenan (Martin Sheen) para se infiltrar na gangue mafiosa de Costello. Agora bote aí uma psicóloga (Vera Farmiga) que se torna o grande amor dos dois infiltrados, servindo como ponto de conexão entre eles.

Pronto, o circo está armado. E Scorcese brinca com todos estes elementos perigosos de uma maneira brilhante. Até a fotografia de Michael Ballhaus, com seus altos contrastes entre claro e escuro, ajuda a contar essa história de dois mundos opostos e ao mesmo tempo tão conectados.

Os Infiltrados é o melhor Scorsese em muito tempo. Forte, seguro, inteligente. Como o filme de um grande homem deve ser.

Um comentário:

Ju disse...

Samú,
Comprei um dvd pro meu quarto, tô tirando o atraso!!!!!
E seu blog virou meu consultor!
Quinta que vem tô aí, me aguarde com cerveja gelada!!beijos