24 novembro 2006

[BLAH] Só um desabafo

Bem antes que o homem se entendesse por gente, o ato de bater as palmas das mãos uma na outra já significava contentamento, alegria, satisfação, ou pedido de mais um peixe (não, peraí, esse é das focas).

O fato é que, até hoje, quando gostamos de um discurso, uma peça de teatro ou um show de música, naturalmente aplaudimos. As possibilidades do ato de bater palmas são quase infinitas, desde que, claro, exista alguém ali pra recebê-las, ou pra ficar sem graça com elas (E no caso das focas, desde que exista alguém com um balde cheinho de peixes por perto).

O aplauso é tão antigo no mundo que tem inúmeras variações dependendo de cada cultura. Na maioria dos países ocidentais, por exemplo, quanto mais barulho gerado pelo apluso, melhor foi o espetáculo. Mas tanto no caso dos homens, quanto no das alegres foquinhas, existe um fator em comum: alguém está presente pra receber as palmas.

Agora imagine essa cena: Você está com alguns amigos no sofá da sua sala vendo TV. O filme acaba. Sem olhar um pro outro, vocês começam a aplaudir. Seu colega do lado levanta-se emocionado e os outros acompanham. Quando o momento emoção acaba, você desliga a TV e sai com a galera pra tomar uma cerveja. Meio surreal, certo?

Agora me explica porque cargas d'água algumas pessoas fazem exatamente isso no cinema. A diferença é que no lugar do sofá tem uma poltrona suja de pipoca e no lugar da TV tem uma tela do tamanho de uma parede. Detalhe: Não é de uma pré-estréia com a equipe do filme presente. É um filme (seja lá coreano, hindu, indiano ou qualquer coisa do tipo) feito sabe-se lá há quanto tempo e que só chegou aqui porque tinham que cobrir um buraco na programação de um festival de cinema. Pelo menos essa mania não se espalhou muito (ainda) fora do circuitinho hype dos festivais.

Será que essa horda que acompanha os aplausos faz isso porque leu que no festival de Cannes tal diretor foi aplaudido de pé ou qualquer coisa que o valha? Porque é hype? Porque é cool quem aplaude em festival? É possível. Agora, será que se uma foca ver um balde de peixes no chão, sem ninguém pra jogá-los na sua boca, ela também ficaria batendo palminhas pro nada? Hmmm... será?

8 comentários:

Luiz Roberto Lins Almeida disse...

ótima questão! vou além: por quê não se deve aplaudir o Hino Nacional? será que é só porque a letra é horrorosa?
abração

Anônimo disse...

Taí Samuca, vc tirou um angústia do meu peito. Nunca entendi esse tipo de réação também. Parabéns pelo texto!
Beijocas, saudades
Cla
http://bailandesa.blogspot.com

Davi G. Araújo disse...

Não sei por aí, mas essa postura inconscientemente non-sense já figura aqui em Natal há muito tempo! Anyway... bom post!!!

Anônimo disse...

Muito interessante a idéia de problematizar as palmas... ótimo texto! (assim como o blog)
Mas acredito que bater palmas é um ato de aprovação da obra (ou fato), independente da tentativa de chamar atenção. Por isso, se uma pessoa aprecia determinado filme, por exemplo, não deixa de ser racional que bata palmas!

Ricardo disse...

Concordo plenamente...
palmas pra vc.

Romullo Pontes disse...

Pelo jeito vou discordar de todos aqui, mas eu bato palmas para filmes que tenham me agradado muito no cinema. Para alguns muito bons mesmo eu bato palmas em casa também.

Como você disse, o ato de bater palmas serve para mostrar que você gostou de alguma coisa. Então, ao invés de perguntar porque bater palmas, eu pergunto por que não?

Òtimo blog cara! Sem falar no design.

Por essas e outras, queria te fazer uma proposta de parceria com troca links de texto, pode ser?

O Com Pipoca já tem link lá no Blog do Noel.

Depois de 8 meses no ar, estou em busca de novos parceiros e poder fechar esta parceria com você seria bem legal.

Aguardo resposta.

Abraço!

Davi G. Araújo disse...

O que houve? Pouco tempo pra postar?
Abraços!!!

google优化 disse...

无锡乐洋化机公司主要采购反应设备销售反应设备反应设备商机反应设备产品反应设备公司反应设备供应商反应设备市场反应设备价格行情
反应设备展会信息反应设备行业资讯反应设备反应设备
反应设备

本公司主要生产反应设备销售反应设备制造反应设备和各种反应设备产品我们是反应设备供应商有很大的反应设备市场反应设备详细情况可以访问反应设备专业网站