05 outubro 2006

[CINE] Não vale o sacrifício

Não costumo deixar de ver um filme por causa de um ator medíocre no elenco, mas definitivamente preciso abrir uma excessão quando o dito é Nicolas Cage. Bastou o cara atuar bêbado em Despedida em Las Vegas pra que aquela eterna cara de cahorro-que-caiu-da-mudança fosse considerada uma ótima "atuação" em qualquer filme que ele apareça.

Mas finalmente encontrei um filme em que essa canastrice toda se encaixa como uma luva: o remake do cult de 1973, The Wicker Man. No original, o policial Neil Howie (Edward Woodward) vai até Summerisle, uma ilha na escócia, para investigar o desaparecimento de uma garota. Ele descobre que a ilha é o lar de uma comunidade pagã que defende o amor livre e um modo de vida que é contra todos os padrões conservadores em que ele acredita.

Na versão 2006, que no Brasil se chamará O Sacrifício, o policial Edward Malus (Nicolas Cage) viaja até uma ilha na costa do Maine, EUA atrás da tal garota, e não demora pra que ele descubra os rituais bizarros da tal seita pagã. Mas as mudanças foram tantas e este filme, dirigido por Neil LaBute (do bobo Possessão) foi destruído a tal ponto que até o diretor do original, Robin Hardy, meteu o pau no remake. A sociedade patriarcal da versão de 73 foi trocada por uma sociedade matriarcal, em que os homens são mero objeto para o trabalho pesado e para a reprodução. Tem até uma analogia com uma colméia de abelhas que é tão absurda que dá vergonha.

A pena é que O Sacrifício tem um elenco feminino ótimo, como Elen Burstin (a mãe de Réquiem Para um Sonho) e Leelee Sobieski (a filha do dono da loja de máscaras em De Olhos Bem Fechados). Talentos desperdiçados em meio a tanta bobagem. É constrangedor. Só vale pela última cena, emque a expressão facial do senhor Cage muda de cachorro-que-caiu-da-mudança pra cachorro-que-morreu-queimado-numa-fogueira-de-palha. Se bem que já existe a versão com bigodinho safado soterrado nas Torres Gêmeas, né... Será que vale o sacrifíco?

8 comentários:

Anônimo disse...

huahahahahaha, ele tem a maior cara de manguaceiro, por isso o sucesso em "despedida...". agora esse filme parece um fiasco total, hein? :)

Bailandesa disse...

Ai Samuk, depois que ele casou com a Presley, nunca mais se recuperou. O último que vi foi Senhor das Armas, e a carinha de cachorro abandonado tava lá....

Amei o post e acho que não vou ver.. :)
bjks

Anônimo disse...

Bom saber disso...
vou pensar 2 nao... 3 vezes ou ate msm 4 antes d escolher este filme...
hehehehe

aeee Samuca...

seu blog ta show...

bjus

Conversa Fiada disse...

Ah Samuquito, eu vou assistir assim mesmo...depois te conto o que achei!

Anônimo disse...

Eu também abomino o Nicolas Cage. Bjs

Anônimo disse...

Putz! E eu gostava dele...
Mas sabe que andei assistindo umas coisas e ele me cansou também? Tá sempre com essa cara de 'meu último pedaço de queijo mofou'.
Ontem assisti O Homem do Tempo com ele. É horrível!!!

Anônimo disse...

Nicolas Cage mal ator? é sua opinião...

Anônimo disse...

Eu acho o cara bom.