23 agosto 2006

[NEWS] Taí um diretor que sabe vender seu peixe

Tudo começou em 94, quando o então diretor estreante Kevin Smith deu ao mundo O Balconista (Clerks). Rodado na loja de conveniência onde Kevin trabalhava, com um custo de 27 mil dólares (pagos com cartões de crédito, uns trocados guardados e a venda de uma coleção de revistas em quadrinhos), o filme conquistou uma horda de fãs e ganhou vários prêmios pelo mundo. Kevin recuperou a grana investida, a coleção de quadrinhos e ganhou um enorme prestígio pra rodar seus futuros projetos. E eis que agora, ganhamos de presente O Balconista 2.

Um ponto forte em todos os filmes de Kevin Smith é a enorme reverência à cultura pop (Star Wars, por exemplo, é hilariamente citado em todos eles). Mas com O Balconista 2, isso foi levado ao extremo.

Bom, antes de entrar nesse assunto, vou pular pra uma outra história, passada na vida real: Tasha é uma adolescente de Israel que resolveu fazer um video caseiro com sua irmã gêmea. Da maneira mais despretendiosa do universo as duas dublaram a canção Hey, do Pixies, e depois botaram no You Tube. Bem... o videozinho ficou tão bacana que virou uma febre na internet. Pra você ter uma idéia, ele já foi sido visto por mais ou menos 8.500.000 pessoas ao redor do mundo. Pra conferir é só dar play aí embaixo (e cantar junto):



Pronto, voltando ao Kevin Smith e à maneira como ele vem divulgando O Balconista 2, o cara teve uma sacada de mestre. Botar simplesmente um trailer do filme no You Tube não seria lá muito inteligente. Trailer se vê em qualquer lugar e os downloads não chegariam aos pés das nossas amigas indiandas indie. Foi aí que ele resolveu botar um video parodiando as garotas (que viraram ícone deste universo You-Tubesco). Bom, o resultado é melhor ver (e morrer de rir) clicando no play:



Opa! Não acabou aí. O gordinho nerd ainda teve a brilhante idéia de usar o site de vídeos pra fazer uma promoção. Ele disponibilizou a música tema do filme pra download pra que o público criasse seu próprio video caseiro na web. O melhor entra no DVD de O Balconista 2.

E se você pensa que parou aí, ledo engano. Kevin Smith ainda gravou um áudio comentando o filme (destes que a gente encontra em DVDs), pra galera baixar no iTunes e assistir ao filme no cinema ouvindo o comentário do diretor em seus iPods. A idéa só não foi bem vista pelos donos dos cinemas, com medo de que as pessoas rissem das cenas comentadas enquanto o resto da platéia ficasse boiando, apenas vendo o filme.

Como vocês podem ver, as idéias são completamente nerd. Mas convenhamos, Kevin Smith é um nerd muito legal.

5 comentários:

Anônimo disse...

Hey! Been tryin' to meet you...

Anônimo disse...

Hey! Been tryin' to meet you...

Anônimo disse...

tchucky! tava faltando um post sobre ele aqui mesmo, né? a sua cara! ;) vou ver os vídeos em cas, mal posso esperar...

Bailandesa disse...

Adorei. As garotas são hilárias e ele sabe como usar essas mídias nerds..

bjs, adorei o post

Gabe MacArthur disse...

Pois é... Kevin Smith é um gênio...

Mas fui só eu que achei que as garotas aí tem beeeelas pernas?