17 fevereiro 2008

[CINE] Por Deus, pela Pátria e pelo Petróleo

Sou suspeito pra falar de Paul Thomas Anderson. Comecei a gostar com Boogie Nights, mas foi com Magnólia que o cara foi direto pro hall dos diretores-que-conto-os-dias-pelo-próximo-filme. Com Sangue Negro (There will be blood), Paul Thomas confirma de vez essa posição.

Baseado no livro Oil!, escrito 1927 por Upton Sinclair, Sangue Negro é um filme sobre ambição, inveja, loucura, fanatismo... e o que também pode se chamar de sonho americano.

Entre os séculos 19 e 20, bem durante o estouro do petróleo na Califórnia, conhecemos Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis em sua melhor atuação), um homem que, com uma picareta na mão e ganância pura correndo em suas veias, cria um verdadeiro império do petróleo.

Em seu caminho, Daniel encontra o evangélico Eli (Paul Dano), que vê nele a chance de fazer fortuna com a construção de uma igreja. Paralelo a isso há H.W. (Dillon Freasier), o filho inseparável de Daniel. Bem, inseparável até onde interessar.

Tramas que montam uma saga perturbadora e angustiante, perfeita para a trilha sonora incômoda de Johnny Greenwood, do Radiohead.

Junte a isso a premiada fotografia de Robert Elswit, e você terá um filme que vai ficar grudado em sua mente, como uma mancha escura de óleo.

12 fevereiro 2008

[CINE] O Monstro que morreu na praia

Cloverfield tem quase tudo pra ser sensacional. Tem um um monstro realmente incrível e diferente destruindo Nova York. Tem o fato de ser todo contado pelo ponto de vista de uma câmera amadora. O que faz todo o sentido quando o foco é mostrar o desespero das pessoas diante um ataque desconhecido.

Mas apesar das atuações bem convincentes, dos efeitos especiais assustadoramente realistas, do clima cada vez mais tenso, Cloverfield deixa um gostinho de "cadê-o-resto?".

Tudo bem que o ataque e a destruição sejam o pano de fundo pra contar uma história sobre pessoas. Mas seguir apenas um grupo de quatro amigos correndo pela cidade pra salvar a namorada de um deles não sustenta um filme.

Dá vontade o tempo todo de deixar essa galera ir atrás de outro grupo, ver quem escapou, quem descobriu algo mais sobre aqueles monstrengos, o que eles fazem por aqui. Eles estão com fome? Estão procriando? Estão perdidos? O filme seria perfeito se fosse montado com vários pontos de vista diferentes, inclusive o desse pessoal do filme.

Claro que muito da graça está nos mistérios. Afinal, a campanha toda foi feita em cima de videos, sites e fotos misteriosas. O filme vale sim o ingresso, mas deixar a sua chance de desvendar alguns mistérios só pela câmera na mão de um cara mala é sacanagem.

06 fevereiro 2008

[BLAH] Twix encontra Guiodai.. aiaiaiai!

Quarta-feira de cinzas. Uma chuva que não acaba mais. DVDs de filmes japas pra assistir. Que fazer pra acompanhar aquela lariquinha de qualquer dia como esse? Por que não um Twix Gigante?

A idéia é desse blog, mas a gente deu uma incrementada. Você vai precisar de:
2 barras de 500g de chocolate ao leite.
1 lata de doce de leite.
1 pote de calda de caramelo.
1 pacote de bolachas (tá, ou biscoitos) de Maizena.

Primeiro quebre o pacote inteiro de bolachas de Maizena.

Se estiver com pressa use um liqüidificador.
Agora a parte mais legal: derreta uma barra de 500g de chocolate.

Você pode derreter em banho maria, como na foto aí ao lado, ou fazer do modo mais inteligente, rápido e limpo: no microondas. Só cuidado com o tempo. Melhor ir de 15 em 15 segundo e mexendo entre os tempos.

Enquanto o chocolate derrete, vá preparando a forma do Twix Gigante. Tudo o que você precisa são 2 potes de 2 litros de sorvete (vazios!), fica crepe, uma tesoura e papel manteiga.

Passo 1: Corte um lado de cada pote de sorvete.

Passo 2: Depois junte as duas embalagens pelo lado aberto e prenda com fita crepe.

Passo 3: Agora é só forrar com papel manteiga.

Com a forma pronta, o chocolate derretido e a bolacha moída, tá na hora de começar o trabalho sujo.

Passe uma camada de chocolate derretido na forma, fazendo a casca do chocolate. Deixe esfriar.

Enquanto isso, misture a lata de doce de leite com a calda de caramelo até ficar da textura que você deseja. Jogue esse recheio na forma. Por cima, jogue o farelo das bolachas

(Dica: você pode dar mais consistência a esse farelo misturando um pouquinho do doce de leite).

Aproveite o resto do chocolate derretido pra fechar o chocolate. No meu caso, fiz uns buracos pra botar ainda mais chocolate no recheio.

Pronto. É só botar na geladeira e esperar o chocolate endurecer pra desenformar. Seu Twix Gigante deve ficar assim:

Agora é só ligar o DVD e se lambuzar de chocolate.

O que rolou aqui: Suicide Club e Batalha Real. Dois filmes japoneses F*#@!!!

Mas os filmes ficam pra outro post. Agora é hora de matar a larica. ;-)