12 novembro 2008

[DVD] Tire o chapéu pra Nick Cave

Não é a primeira vez que o cantor Nick Cave entra na seara de escrever um filme. Em 88 ele escreveu, junto com o diretor John Hillcoat, o Ghosts... of the civil dead. E em 2005 a dupla se reencontrou pra fazer o imperdível The Proposition (A Proposta).

Dessa vez Nick Cave roteirizou e assinou toda a trilha sonora enquanto John Hillcoat dirigiu este filme ambientado numa Austrália ainda deserta, literalmente terra de ninguém, no século XIX.

Naquela época o país começava a ser povoado pelo que a Inglaterra enviava de pior: assaltantes, assissnos, estupradores. Um prato cheio pra polícia que tentava criar do zero um país habitável.

Esse "faroeste australiano" começa com a captura dos irmãos Charley (Guy Pearce) e Mikey Burns (Richard Wilson). Este é só o primeiro passo do Capitão Stanley (Ray Winstone) pra chegar até seu objetivo final: Arthur Burns (Danny Houston), procurado por assassinato e estupro. 

É aí que entra a proposta: Charley tem poucos dias pra encontrar e matar seu irmão Arthur. Caso contrário, é Mikey, o inocente irmão mais novo, que vai pra forca.

A direção de Hillcoat, aliada ao clima das canções de Nick Cave, são capazes de empurrar você pra dentro de um western seco, quente, infestado de moscas, poeira e sangue, em que as mais simples emoções beiram à loucura.  

À medida em que Charley segue relutante para seu destino, a fotografia de Benoît Delhomme cria uma visão impressionante dos outbacks australianos, misturando melancolia com brutalidade e violência explícita. Lindo, forte e memorável.

Nenhum comentário: