28 julho 2006

[CINE] Os nerds nunca foram tão cool

O filme nem saiu aqui no Brasil e, lá fora, deixou no chinelo filmes como Kill Bill Vol. 2, O Homem Aranha 2, Ray e Os Incríveis ganhando o prêmio de melhor filme do MTV Movie Awards de 2005. E é bem provável que você nem tenha ouvido falar dele. Imagine se Spike Jonze (de Quero Ser John Malkovitch) dirigisse um filme pra adolescentes roteirizado por Charlie Kaufman (de Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembrança). Essa mistura seria bem próxima de Napoleon Dynamite.

De cara deixo dois avisos:
1-É extremamente difícil encontrar esse filme por aqui. Mas nada que as maravilhas do download na internet não resolvam.
2-Vai ser mais difícil ainda achar alguém mais esquisito que Napoleon. Imagine um adolescente nerd ao extremo chamado Napoleon (John Heder). Ele tem um seguro contra abdução de OVNIs, seu bichinho de estimação é uma Lhama com problemas psicológicos, gosta de desenhar animais mutantes e mora com uma avó fanática por corridas de quadriciclos. Ele tem um irmão de 32 anos com fixação por artes marciais, viciado em chats na internet e que vende Tupperware pra conseguir grana pra comprar uma máquina do tempo. Quer mais?

Esse absurdo cativante é criação de Jared Hess e sua esposa Jerusha Hess. Jared é um ex-assistente de câmera que estréia (e muito bem) sua vida de diretor com Napoleon Dynamite. Jesusha é quem desembolsou os US$400 mil gastos pra rodar o filme. Bastou Napoleon Dynamite aparecer no Festival de Sundance pra que a Fox Searchlight comprasse o filme e o distribuísse num número reduzidíssimo de salas. Talvez isso tenha ajudado o filme a ter virado essa coqueluche do cinema-underground-norte-americano que virou, rendendo U$40 milhões em bilheteria e inaugurando um incalculável número de fã-clubes por toda parte.

É bem provável que, se lançado no Brasil, Napoleon Dynamite não se torne um grande sucesso como nos EUA. O filme é uma grande mistura de referências culturais pop estadunidenses dos anos 80 e, em alguns momentos, a piada é tão regional que nem nos tocamos de que aquilo é uma piada. Mas pra nossa geração, que cresceu vendo filmes teen na Sessão da Tarde, isso tudo pode soar bastante familiar, o que torna a identificação quase que imediata. O filme se passa nos dias atuais, mas as referências retrô estão em cada cena, assim como na trilha sonora que mistura White Stripes com We´re Going to be Friends, Cindy Lauper com Time after Time e (pasmem) Alphaville com Forever Young.

A mania que Napoleon Dynamite se tornou nos EUA foi tão grande que, mesmo antes de sair em DVD, o filme ganhou cenas extras no cinema. O casal de roteiristas escreveu um epílogo mostrando o futuro dos personagens que vale o ingresso. É a volta dos nerds, só que dessa vez bem mais engraçada e pop. E que Napoleon chegue logo por aqui!

4 comentários:

Anônimo disse...

A vingança dos Nerds! :))))
Aposto que o Napoleon é fan de Guerra nas Estrelas... ;)

Anônimo disse...

Mister Samuelson, o "quero ser john malkovic" é roteirizado pelo Charlie Kaufman...

Anônimo disse...

Esse filme é muito legal.
E tem uma das cenas de dança mais legais de todos os tempos.

Anônimo disse...

deve ser duca
quero mutcho ver la pelicula
comofäs?
beijosmeligga