Cloverfield tem quase tudo pra ser sensacional. Tem um um monstro realmente incrível e diferente destruindo Nova York. Tem o fato de ser todo contado pelo ponto de vista de uma câmera amadora. O que faz todo o sentido quando o foco é mostrar o desespero das pessoas diante um ataque desconhecido.
Mas apesar das atuações bem convincentes, dos efeitos especiais assustadoramente realistas, do clima cada vez mais tenso, Cloverfield deixa um gostinho de "cadê-o-resto?".
Tudo bem que o ataque e a destruição sejam o pano de fundo pra contar uma história sobre pessoas. Mas seguir apenas um grupo de quatro amigos correndo pela cidade pra salvar a namorada de um deles não sustenta um filme.
Dá vontade o tempo todo de deixar essa galera ir atrás de outro grupo, ver quem escapou, quem descobriu algo mais sobre aqueles monstrengos, o que eles fazem por aqui. Eles estão com fome? Estão procriando? Estão perdidos? O filme seria perfeito se fosse montado com vários pontos de vista diferentes, inclusive o desse pessoal do filme.
Claro que muito da graça está nos mistérios. Afinal, a campanha toda foi feita em cima de videos, sites e fotos misteriosas. O filme vale sim o ingresso, mas deixar a sua chance de desvendar alguns mistérios só pela câmera na mão de um cara mala é sacanagem.
6 comentários:
Concordo em quase tudo que você escreveu. Mas, atuações convicentes? A Marlena e o Rob são dois manés. O cara que fica com a cãmera também. Os atores são ruins, atuações e diálogos idem.
O fato da não explicação faz sentido. Em oito horas eles explodem NY. Não existe tempo pra excplicações. Mas sobra tempo para uma boa jistória, o que não acontece.
dizem por aí que o monstro veio de uma certa ilha perdida no meio do nada...
Eu já não ia ver mesmo, pq esse não é meu tipo de filme. Agora pelo menos tenho algum subsídio para entender uma conversa de amigos meus que viram...
E Samu, quando vc for fazer um Alpino gigante ou um Suflair gigante, me chama?
Olá,
Sou Fábio Alves, da empresa HOTWords.
Gostaria de convida-lo a utilizar a ferramenta HOTWords de Publicidade Contextual, pois existem muitos anunciantes interessados em exibir seus anúncios em sites que abordam o mesmo assunto que o seu (http://http://compipoca.blogspot.com/).
Com o HotWords editores de sites, blogs e portais passam a contar com uma nova fonte de receita gerada a partir dos textos de matérias e notícias publicadas em seus sites.
Ex: http://www.cinemacomrapadura.com.br/filmes/3418/cloverfield_-_monstro_(1-18-08__cloverfield__furious_2008) (ao passar o mouse sobre a palavra duplo-sublinhada o balão do HOTWords é exibido para o usuário, e você ganha sempre que um usuário clicar nesse anúncio )
Para implementar o HOTWords é simples e não envolve nenhum tipo de custo.
Basta cadastrar-se no http://site.hotwords.com.br/seja_parceiro.jsp?crsource=promo6 e instalar as TAGs ( linhas de código ) nas páginas onde os anúncios deverão aparecer.
A identificação de palavras relevantes onde os anúncios vão aparecer é realizada automaticamente pelo sistema.
Para mais informações acesse nosso site: http://site.hotwords.com.br/partners_faq.jsp e leia nossa FAQ.
No entanto fico à disposição para eventuais dúvidas.
Atenciosamente,
Fábio Alves - fabio@hotwords.com.br
Esse JJ Abrams tá se revelando um grande fazedor de teasers. E só. =D
Acho que ainda assim vou ver esse filme! Apesar da sua crítica ter sido convincente, não foi o suficiente pra me desmotivar dessa vez.
Achei seu blog nos links do GRAVE, da Globo.com... uma boa surpresa por aqui.
Postar um comentário