11 julho 2011

[GAMES] Uncharted 3: Isso que é estratégia de lançamento

Não é à toa que a indústria dos games está anos-luz à frente de qualquer outra. Saca só o que a Naughty Dog, desenvolvedora da série Uncharted, fez pra divulgar o Uncharted 3, o próximo must-have-game do Playstation 3.

Pra quem ainda não está familiarizado com essa franquia, o primeiro Uncharted - Drake's Fortune teve um desenvolvimento e lançamento feito meio às pressas e não agradou tanto.

Mas a sequência, Uncharted 2 - Among Thieves, arrebentou em todos os aspectos, dos gráficos ao roteiro e jogabilidade, principalmente no modo Multiplayer. Foi considerado o jogo do ano em vários rankings.

Daí não foi nenhuma surpresa o todo frisson gerado no mundo dos games quando anunciaram oficialmente Uncharted 3 - Drake's Deception, com infinitos vídeos estrategicamente postados no YouTube nos últimos meses.

E o tiro de misericórdia veio agora na Playstation Store: Meses antes de o jogo ser lançado, o modo Multiplayer de Uncharted 3 foi colocado na íntegra pra ser baixado DE GRAÇA por quem quer que tenha uma conta Playstation Plus. Ou seja, todo mundo, já que a Sony deu uns meses de graça pra compensar os meses fora do ar, depois do ataque hacker em abril. Um código pro download gratuito também veio encartado no jogo InFamous2, recém lançado do mesmo estúdio (outra sequência melhor que o original).

Depois de baixar e instalar o game, você encontra uma infinidade de possibilidades além de só jogar.

Primeiro você é convidado a customizar seu personagem, seu clã e até o símbolo do seu time, numa ferramenta de customização de deixar muitas no chinelo.

Em seguida você recebe algumas missões específicas pra cumprir até o dia 14 de julho que destravam armas, roupas e personagens exclusivos. Tudo isso integrado à sua conta de Facebook, pra ajudá-lo a chamar amigos pra uma partida e anunciar aos quatro ventos todas as suas conquistas e vitórias no momento em que elas acontecerem.

Praticamente um jogo completo e que TODOS os seus amigos com PS3 podem ter e jogar. De graça, lembra?

Só que a partir do dia 14/07 o multiplayer beta de Uncharted 3 vai parar de funcionar. E aí você vai ter que esperar o lançamento oficial pra continuar sua aventura com seu personagem criado, suas missões cumpridas, suas armas e skins exclusivos que ninguém que não tenha jogado esse multiplayer será capaz de ter um dia.



Não é simplesmente um demo que você baixou pra ver se gostava, mas uma experiência completa e exclusiva. O jogo que já era obrigatório virou necessidade. Aprende aí, indústria da música.

06 julho 2011

[DOC] Indie Game: The Movie

Quatro desenvolvedores, três jogos e um desafio: se expressar através de videogames.

Esse é o ponto de partida de Indie Game: The Movie, que, se fosse só um filme sobre videogames, seus criadores e suas crias, já seria interessante, mas ele pretende ir além: É um filme que trata da dramática autoexposição dos criadores durante o processo criativo.



Acompanhe a dupla Edmund McMillen e Tommy Refenes no desenvolvimento e lançamento de seu primeiro grande game pra XBOX: Super Meat Boy. Siga Phil Fish, o criador do esperado Fez, e desvende a vida do designer independente Jonathan Blow, que inventou um dos games mais elogiados de todos os tempos: Braid.

No site do filme, você ainda pode pré-comprar o DVD ou o Download pra ajudar a finalizar o filme. Pelo trailer, já vale.